Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Quando abandonar a planilha e investir em uma solução com IA?

Postado por Gustavo Moussalli, VP da Oracle NetSuite para a América Latina em 12/07/2024 em Artigos

Compartilhar:

Leia o artigo de Gustavo Moussalli, VP da Oracle NetSuite para a América Latina

Diante da rápida expansão de várias tecnologias emergentes e com o tema da Inteligência Artificial tão debatido nos últimos meses, é natural sentir a incerteza sobre quais dessas inovações o empresário/empreendedor deve priorizar para investir em sua empresa.

A Inteligência Artificial está em alta no mercado e estamos vivendo tudo com muita velocidade. Sabemos dos inúmeros benefícios sobre a aplicação de IA para grandes empresas. Mas, qual é o momento ideal para abandonar as planilhas e investir em uma plataforma com essa tecnologia sendo uma empresa ainda em crescimento?

A resposta não é direta, já que vai depender do momento empresarial de cada um. Mas, como executivo de uma empresa em rápido crescimento e especialista em tecnologia, posso afirmar que a IA não é apenas um diferencial para as empresas ou uma tendência passageira, mas sim uma ferramenta indispensável para progredir no cenário atual e alcançar novos patamares de sucesso.

Agora, mais do que nunca, a IA está acessível a empresas de todos os tamanhos. Com a possibilidade de ampliar as capacidades humanas, como a de resolver problemas, tomar decisões e se adaptar, as startups e empresas em crescimento podem se beneficiar da velocidade, precisão e capacidade de memória desta tecnologia.

Empresas em crescimento acelerado

Partindo do princípio de que a pequena empresa está se desenvolvendo e, muitas vezes, lidando com uma demanda crescente que ainda não havia se preparado para isso, com o uso da tecnologia, os líderes podem se concentrar no desenvolvimento e crescimento do próprio negócio, e não nas tarefas operacionais financeiras. Além disso, realizar uma análise de dados mais detalhada, permite que a empresa dinamize o negócio, algo muito comum em startups.

Assim, empresas que estão no seu estágio de crescimento e que usam IA, se alavancam no mercado de forma mais precisa e natural.

Conheço esse crescimento acelerado de perto. A NetSuite evoluiu exponencialmente no mercado brasileiro nos últimos anos, no qual o mercado explorado hoje com a estrutura que temos é apenas uma fração do que pode ser no futuro.

Com recursos de IA já incorporados nas soluções, a NetSuite entrega para seus clientes recursos que tornam os processos mais flexíveis e escaláveis, além de ajudar a prever cenários por meio de estatísticas e aprendizados contínuos, automatização de processos e detecção de anomalias na base de dados, bem como a entrega de soluções integradas, com uma única fonte de dados.

O Brasil é a nação com a maior taxa de empreendedorismo, quando comparado a países que compõem os Brics, segundo o Sebrae. O mercado é competitivo e exige muito que as empresas sejam flexíveis e adaptáveis. Por isso, a IA vem como uma mão amiga para tarefas específicas. Ela não deve ser adotada apenas para seguir a tendência, mas para agregar mais valor ao negócio. E uma boa estratégia para começar é focar nas áreas que mais necessitam, como a administrativa e financeira, utilizando um ERP com IA incorporado como o da NetSuite.

Assim, afirmo que há mais benefícios na adoção da IA para empresas em crescimento do que dúvidas sobre como ela pode auxiliar. E, como líder da NetSuite, quero acompanhar de perto o crescimento de novos negócios com o apoio de soluções de IA, para que possamos evoluir juntos para o próximo patamar de negócios no Brasil e na América Latina, usufruindo de tudo que a tecnologia pode facilitar.

 

Postado por Gustavo Moussalli, VP da Oracle NetSuite para a América Latina em 12/07/2024 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.